sexta-feira, 23 de maio de 2014

CEMIG : A MELHOR DISTRIBUIDORA NOS PAGAMENTOS DE ALTOS LUCROS AOS SEUS ACIONISTAS E EM INDENIZAÇÕES JUDICIAIS POR ERROS E ABUSOS CONTRA SEUS CONSUMIDORES...

NO SITE DO DEPUTADO ESTADUAL ROGÉRIO CORREIA:


 

http://www.rogeriocorreia.com.br/noticia/resultado-do-plebiscito-popular-pela-reducao-da-energia-e-apresentado-na-almg/


Após a apresentação do resultado do plebiscito, teve início um debate sobre o alto custo da tarifa energética cobrada pela Cemig. Para Jairo Nogueira Filho, um dos motivos para o alto valor da conta em nosso estado se deve pela elevada quantidade de acionistas que a empresa possui, o que levaria a uma alta divisão dos lucros. Beatriz Cerqueira tem a mesma opinião. “A Cemig promove uma política para poucos, e quem paga a conta é o povo mineiro, o trabalhador”, afirma a líder sindical.
Joceli Andriolli também criticou a forma que o PSDB conduz as empresas governadas pelo partido. “As empresas gestadas pelo governo PSDB no Brasil estão enriquecendo os seus acionistas. Nos 3 primeiros meses desse ano de 2014, a Cemig teve um lucro de 1 bilhão e 250 milhões de Reais. Isso através dos seus funcionários que são escravizados. É lamentável que a Cemig não participe desses debates e gaste milhões em propagandas enganosas”, finalizou Joceli.

Um dos dados mais graves foi apresentado pelo auditor fiscal Lindolfo de Castro, que também participava dos debates. Com uma conta de luz da Cemig em mãos, o especialista destrinchou todos os valores cobrados no documento e descobriu que, numa conta de 147,62 Reais, 88 Reais são repassados de lucro para os acionistas da empresa estatal. Dos 59,62 Reais que são cobrados de tributos, 40,18 Reais são tributos estaduais, enquanto apenas 5,77 Reais são do Governo Federal. Os 13,67 Reais restantes são destinados ao custeio da iluminação pública.  Uma fórmula que beneficia os acionistas da Cemig e o Governo de Minas, enquanto garante para os mineiros a conta de luz mais cara do Brasil.

Cemig: A pior energia do Brasil?

Com o lucro de R$1,25 bilhão que a Cemig obteve somente no primeiro trimestre deste ano, imagina-se que a qualidade da energia em Minas seja satisfatória, ao ponto de receber elogios. Mas na realidade, Minas tem uma das piores energias do nosso país. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a Cemig foi a 4º empresa que mais indenizou clientes no Brasil em 2013. Foram R$ 24,2 milhões devolvidos aos mineiros por causa dos apagões causados pela má qualidade da energia da estatal mineira.
Esse fato é contraditório, pois além da Cemig dizer ser a melhor energia do Brasil, por que uma empresa que lucra tanto não investe em tecnologias para melhorar a qualidade da energia elétrica? Será que é porque os lucros dos acionistas é mais importante do que a satisfação dos mineiros? Ah é sim, pelo menos para o governo de Minas.