quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ESTE PROJETO DE FERNANDO PIMENTEL PARA A SAÚDE DOS MINEIROS, VIRÁ SOCORRER O COMBALIDO ATENDIMENTO DOS ÚLTIMOS 12 ANOS DE AÉCIO E ANASTASIA...

MINAS
20 DE AGOSTO DE 2014

PIMENTEL PROJETA
77 CENTROS DE ESPECIALIDADES 
E CARREIRA DE MÉDICOS
Durante reunião nesta quarta (20), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, em Belo Horizonte, o candidato a governador Fernando Pimentel (PT) afirmou que, em seu governo, nenhum mineiro ou mineira estará a mais do que 80 km de distância de um médico para consultas especializadas; "Vamos trabalhar com a meta de construir em cada microrregião
da Saúde um centro de especialidades médicas", disse o candidato

247 - Durante reunião nesta quarta-feira, 20, do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MG), em Belo Horizonte, o candidato a governador pela coligação Minas Pra Você, Fernando Pimentel (PT), afirmou que, em seu governo, nenhum mineiro ou mineira estará a mais do que 80 km de distância de um médico para consultas especializadas.

"Vamos trabalhar com a meta de construir em cada microrregião da Saúde um centro de especialidades médicas", disse o candidato

Minas tem 77 microrregiões de saúde. Segundo Pimentel, esses locais serão construídos nos moldes do centro metropolitano de Belo Horizonte, implementado durante sua gestão na Prefeitura. "É um centro onde você tem as consultas especializadas e os exames necessários para complementar a atenção básica. Neles, teremos consultas e exames de 15 especialidades diferentes que vão cobrir toda a demanda de Minas Gerais", explicou.

No encontro do Cosems-MG, que reuniu secretários e outros gestores da saúde de diversos municípios, Pimentel apresentou as três principais linhas de ação de seu programa de governo para a área de Saúde.
Na Atenção Básica, a proposta do candidato é ampliar o atendimento com auxílio do Programa Mais Médicos, do governo federal, e criar uma carreira estadual de médico da família.
No atendimento especializado, Pimentel disse que irá terminar os nove hospitais regionais iniciados nos últimos governos, mas que ainda não foram entregues, além de construir os centros de especialidades médicas em todas as microrregiões do estado.
Já no atendimento de urgência, a ideia é levar o SAMU para toda Minas Gerais. "Vamos estender o SAMU para todas as regiões e também reduzir o tempo de resposta do serviço à população, com a ajuda do governo do estado e do governo federal. Será um avanço de qualidade no serviço", ressaltou.
Para financiar o setor, Fernando Pimentel explicou que irá cumprir o que determina a Constituição Federal: destinar 12% da arrecadação do Estado para a saúde, o que não tem sido feito pelo atual governo. Ele também garantiu que usará os recursos do pré-sal, do governo federal, já que há a previsão de que 25% dos valores arrecadados sejam destinados à Saúde em todo o país. "Teremos recursos e queremos trabalhar junto com as prefeituras e os gestores de Saúde".
Aos secretários e gestores presentes à reunião, o candidato afirmou que a Saúde foi a inspiração de sua proposta de governo regionalizado. Ele ressaltou também a importância da participação dos municípios no desenvolvimento e implementação das políticas públicas do setor.
"A operação da saúde hoje no Brasil é municipalizada. Então, ouvir os prefeitos e secretários, discutir com eles para planejar as ações é muito importante para a gente fazer aquilo que não aconteceu em Minas nestes últimos 12 anos.
Ou seja, colocar a Saúde como prioridade", disse.