quarta-feira, 13 de agosto de 2014

ORIENTAÇÕES PARA SE VER LIVRE DAS POSTAGENS QUE VOCÊ NÃO ACESSOU E NÃO COMPARTILHOU...




REMOÇÃO DE PUBLICAÇÕES AUTOMÁTICAS DO FACEBOOK


Domingo, 27/07/2014, às 16:00, por  Ronaldo Prass


>>> Como remover publicações automáticas que marcam 39 amigos no Facebook
Ronaldo, preciso muito da sua ajuda! Tem alguns dias que peguei um vírus no meu Facebook. Sempre que acesso o meu perfil, em instantes começam a aparecer diversas postagens sobre o acidente na Ucrânia, como ganhar dinheiro na internet ou sobre como emagrecer. E pior, em cada postagem, 39 amigos meus são marcados. Por favor, me diga como resolver esse problema. Silvia 

Olá, Silvia! O problema que você está enfrentando já foi relatado por dezenas de leitores. A praga virtual responsável pelas publicações no seu perfil realiza a prática de ‘phishing’ (roubo de informações eletrônicas).

Além de obter as suas credenciais no Facebook, ela também realiza postagens com o objetivo de redirecionar a uma página falsa todos os seus amigos que clicarem sobre os links. Nessa página, será requerida a instalação de uma extensão falsa, a qual também irá realizar postagens nos perfis de que permitir a sua instalação. 

Nos testes que realizei, identifiquei uma extensão chamada "Picture in Picture HD". Ela está disponível nesse
link para o navegador de internet Google Chrome. Essa extensão é multiplataforma e deve ser identificada pelo antivírus. Por essa razão, as postagens indevidas são realizadas independentemente do sistema operacional (Windows, Linux e Mac OS X).

Para remover a praga virtual, é preciso seguir os seguintes passos:

1 – Abra o navegador de internet Google Chrome e clique no link chrome://extensions/ ou digite chrome://extensions/ na barra de endereços.

2 – Localize a extensão chamada "Picture in Picture HD" e clique no ícone no formato de lixeira para removê-la.
 



É recomendável que você altere a sua senhas, pois não foi possível identificar se as credenciais de acessos são enviadas para o autor da extensão, ou se são apenas usadas durante o login na página do Facebook. 

>>> Tablet ou Ultrabook? Qual o melhor para acessar as redes sociais?

O meu notebook é antigo, e já está muito lento. Pretendo substituí-lo e gostaria de saber a sua opinião sobre qual é a melhor opção para quem apenas acessa o Facebook e navega na internet. Gosto muito da praticidade dos tablets, mas fiquei muito interessada num Ultrabook. Qual deles é a melhor opção?
 
Mariana 

Olá, Mariana! Os dois equipamentos são excelentes opções para o seu perfil. Porém, investir num Ultrabook apenas para navegar na internet não é a decisão mais acertada em virtude do seu alto valor, se comparado com um tablet de configuração básica. Como você já possui um notebook, mesmo que antigo, ele não precisa ser descartado. Você ainda pode utilizá-lo para tarefas simples que no tablet não são tão produtivas – mesmo com as excelentes ferramentas de produtividade destinadas a dispositivos móveis, incluindo o Microsoft Office. Eu, no seu lugar, apostaria num tablet. 


>>>Quando restrinjo a visualização das minhas postagens no Facebook, os meus amigos ficam sabendo?

Ronaldo, tenho alguns amigos no Facebook que são muito inconvenientes, sempre que eu faço alguma postagens eles fazem comentários desnecessários. Mas não quero desfazer a amizade com eles. Se eu restringir algumas postagens usando os filtros de privacidade, eles irão perceber?
 
Karina 

Olá, Karina! Os filtros de privacidade disponíveis no Facebook têm como finalidade restringir o acesso às informações conforme as definições dos usuários. Os amigos que você quer restringir o acesso não irão perceber que você optou pelas configurações avançadas de privacidade. Porém, se você tiver algum amigo em comum e que tiver acesso a todas as suas postagens, existe a possibilidade de que, através do perfil autorizado, o seu amigo bloqueado possa identificar quais as postagens que foram ocultadas para o perfil dele.