sábado, 19 de dezembro de 2015

RANKING DA TRANSPARÊNCIA EM NOSSO MINAS GERAIS E SEUS MUNICÍPIOS... ESTAMOS MAL:

SENDO DE FAMÍLIAS TRADICIONAIS NESTA NOSSA REGIÃO, QUANDO NO SÉCULO 19 NASCERAM AQUI OS AVÔS, ANÍBAL BARRETO E FREDERICO GONÇALVES FONTES E AS AVÓS EUDÓXIA CUNHA TEIXEIRA E ALFONSINA DE SÁ CARVALHO (no Rio de Janeiro), ME DEIXA INDIGNADO EM VER COMEMORAÇÕES INDEVIDAS PELO ANIVERSÁRIO DE UMA CIDADE QUE DEVERIA SER EXEMPLO DE GESTORES ÉTICOS 
E COMPETENTES, COMO NESTES TEMPOS PASSADOS.

E ASSIM NÃO É.

LEIAM OS LEVANTAMENTOS DE UM RANKING DE TRANSPARÊNCIA ELABORADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL SOBRE O ESTADO DE MINAS GERAIS 
E SEUS MUNICÍPIOS:
ARAXÁ SE ENCONTRA NA 11ª. PÁGINA.
ENTRE AS 741 POSIÇÕES EM DESTAQUE, ESTAMOS NA POSIÇÃO 592

COM NOTA DE APENAS 1,50



FCO.LAMBERTO FONTES
Trabalha em JORNALISMO INTERATIVO
Mora em ARAXÁ/MG

                    1 blogspot + 1 página com + de 50 grupos no facebook + twitter + de 780 blogs e comunidades no google+, + 412 conexões no LinkedIn  -                                                        449.391 visualizações - 36 meses


Em Minas Gerais,
mais de 100 municípios
têm nota zero
em transparência











DIANTE DESTE NOTÓRIO FATO, COMPROVA-SE A FACILIDADE COM QUE A MÁFIA POLÍTICA DE ARAXÁ PERPETUA SEUS INTERESSES PESSOAIS E DE GRUPO.

PERGUNTO AQUI:

COMO CHEGAMOS ATÉ O PONTO DOS DESMANDOS E DISSIMULAÇÕES QUE DESTRUÍRAM UMA VIDA RURAL E URBANA QUE TÍNHAMOS ATÉ OS IDOS DA DÉCADA DE  70 ???


11/12/2015

Ranking elaborado pelo MPF avaliou os 853 municípios do estado quanto ao cumprimento das leis que obrigam os entes federados a disponibilizarem informações, em tempo real, da execução orçamentária e financeira

Sob a premissa de que o controle social é uma das mais importantes ferramentas na fiscalização do emprego de recursos públicos, o Ministério Público Federal (MPF) lançou nessa quarta-feira, 9 de dezembro, projeto intitulado Ranking Nacional dos Portais de Transparência.

Dos 853 municípios mineiros, nenhum obteve nota máxima no ranking e mais de 100 municípios tiveram nota zero em transparência.

O projeto pretende fiscalizar o cumprimento da legislação, que obriga prefeituras, governos estaduais e a União a disponibilizarem informações sobre quanto arrecadam e como gastam.

A obrigação existe, em tese, desde 1988, quando a atual Constituição entrou em vigor. O advento da Lei 12.527/11 (Lei de Acesso à Informação), dando continuidade aos avanços trazidos pelas Leis Complementares 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal) e 131/2009 (Lei da Transparência), além de regulamentar, criou novas obrigações para os gestores, entre elas, a de "liberar e dar amplo conhecimento, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução orçamentária e financeira, em meios eletrônicos de acesso público".

"Na prática, porém, o que percebemos é que, apesar de termos um arcabouço legislativo pormenorizado sobre a obrigação de transparência, a maioria absoluta dos entes federados ignora solenemente as determinações legais", afirma a procuradora da República em Belo Horizonte, Ludmila Junqueira Oliveira.

Isso ficou evidenciado nos resultados obtidos pelo Ministério Público Federal, que, em atuação coordenada em todo o Brasil, realizou, entre os dias 8 de setembro e 9 de outubro deste ano, uma avaliação dos portais da transparência dos 5.568 municípios brasileiros e dos 26 estados e do Distrito Federal.

O exame dos portais levou em conta, além de aspectos legais, as boas práticas de transparência, e mediu o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados, numa escala que vai de zero a dez.

Na relação dos itens avaliados, constaram receita e despesa nos últimos seis meses; ferramenta de pesquisa de conteúdo; endereços e telefones das respectivas unidades e horários de atendimento; íntegra dos editais de licitação e dos contratos firmados; relatório de gestão do ano anterior; e possibilidade de pedidos de informação por meio eletrônico, assim como de acompanhamento da solicitação. 
 
Minas Gerais - A melhor colocação, entre os 853 municípios do estado, ficou com o Município de Santana do Paraíso, que obteve pontuação 8,9. Situado na região do Vale do Aço, Santana do Paraíso tem população de 30.943 habitantes.

Em seguida no ranking, vêm Alpercata (nota 8,80), Juiz de Fora (nota 8,60) e Tocos do Moji (nota 8,50). Belo Horizonte vem em quinto lugar, com nota 8,20.

Na outra ponta, com nota zero em transparência, estão 114 municípios de várias regiões do estado. Outros 93 tiveram nota inferior a 1.

Fato é que as notas obtidas pelos municípios mineiros foram tão baixas, que acabaram resultando na média de 3,05 para Minas Gerais, a pior situação entre os estados da região centro-sul do país quanto aos seus municípios. 

O portal do governo estadual, por sua vez, recebeu índice de 7,8, ficando em 9º lugar entre os 26 estados brasileiros.
 
Recomendações - A partir da divulgação do ranking, todas as unidades do MPF no estado estão expedindo recomendações para que os gestores municipais e o governo estadual regularizem as pendências encontradas nos sites já implantados. Quanto aos municípios que ainda não possuem portais de transparência, foi recomendado que providenciem sua implantação no prazo de 120 dias.

"É preciso deixar claro que a própria Lei de Responsabilidade Fiscal prevê, em seu artigo 48, parágrafo único, que a falta de publicidade da execução orçamentária e financeira pode acarretar a suspensão das transferências voluntárias ao município infrator", lembra o procurador da República em Uberaba/MG, Thales Messias Pires Cardoso. "Evidentemente, tal consequência traria enormes prejuízos ao próprio município e a seus cidadãos, já que as verbas federais transferidas por meio de convênios com a União acabam sendo sua principal fonte de receita".

O MPF explica que o gestor público inadimplente pode vir a ser responsabilizado cível e criminalmente. 

As recomendações lembram também que os municípios menores, que acaso encontrem dificuldade na implantação dos sites, podem aderir ao Programa Brasil Transparente, que oferece capacitação e treinamento para servidores municipais com vistas ao cumprimento das Leis 131/2009 (Portal da Transparência) e 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).

Após o prazo concedido às prefeituras, será feita uma nova avaliação nacional, envolvendo todas as unidades do MPF, prevista para acontecer no período de 11 de abril a 9 de maio de 2016. Caso as irregularidades persistam, ações civis públicas serão ajuizadas simultaneamente no mês de junho seguinte.


Confira 
aqui o resultado dos 853 municípios mineiros e do Estado de Minas Gerais. 

Saiba mais sobre o projeto no endereço www.rankingdatransparencia.mpf.mp.br. 

Assessoria de Comunicação Social
Ministério Público Federal em Minas Gerais
Tel.: (31) 2123.9008 / 9010
Veja essa e outras notícias do MPF em Minas em





No twitter: mpf_mg