FCO.LAMBERTO FONTES
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23
DE ABRIL DE 2016 ÀS 19:24
ANDRADE DELATA DILMA,
MAS PAGOU A JORNAL
QUE DIVULGOU
PESQUISA FALSA
PRÓ-AÉCIO
Embora o ex-presidente
da Andrade Gutierrez, Otávio Azevedo, tenha relatado nos depoimentos de delação
na Operação Lava Jato que a empreiteira realizou pagamentos diretos a empresas
contratadas pela campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, na análise das
contas eleitorais da eleição de 2014, peritos da Polícia Federal encontraram um
repasse de R$ 2 milhões da empresa para a Ediminas
Editora Gráfica, que edita o jornal "Hoje em Dia", de Belo Horizonte, que no segundo turno
da eleição passada publicou uma pesquisa falsa pró-Aécio Neves (PSDB); a pesquisa do
instituto Veritá, que foi publicada no jornal mostrava Aécio 14 pontos na
frente de Dilma em Minas Gerais; os dados eram enganosos, conforme confirmaram o
próprio dono do instituto que fez o levantamento, Adriano Silvoni, e o estatístico
responsável pelas pesquisas, Leonard de Assis; os números da pesquisa abasteceram a
propaganda
de Aécio na TV
247 - Embora
executivos da Andrade Gutierrez tenham relatado nos depoimentos de delação na
Operação Lava Jato que a empreiteira realizou pagamentos diretos a empresas
contratadas pela campanha da presidente Dilma Rousseff em 2010, na análise das
contas eleitorais da eleição seguinte, peritos da Polícia Federal encontraram
um repasse de R$ 2 milhões da
empresa para a Ediminas Editora Gráfica, que edita o jornal "Hoje em Dia",
de Belo Horizonte, que no segundo turno da eleição passada publicou
uma pesquisa falsa pró-Aécio Neves (PSDB).
Segundo o relatório da PF, a contribuição da
empreiteira pra a editora difere do padrão de doações que ela costumava
realizar.
A pesquisa do instituto Veritá, que foi publicada no site do jornal Hoje em Dia mostrava Aécio 14 pontos na frente de Dilma
em Minas Gerais.
Os dados
eram enganosos, conforme confirmaram o próprio dono do instituto que fez o
levantamento, Adriano Silvoni, e o
estatístico responsável pelas pesquisas, Leonard de Assis.
Segundo eles, a pesquisa tinha sido feita com
dados de todo o país, o que impedia que os números retratassem Estados em
separado.
Ainda
assim, a equipe de campanha do tucano pediu para usar os dados.
Após a publicação no jornal, os falsos
números passaram a ser usados na propaganda de Aécio na TV.
Ainda assim, na delação
premiada que fez, os executivos da Andrade, entre eles Otávio Azevedo, ex-presidente
do grupo, não faz qualquer referência a este caso, nem citou tucanos.